Novo conversor da Nitro Quimica entrou em operação com VK701

By junho 18, 2018News Sulfuric

A Nitro Quimica, colocou em operação na unidade de ácido sulfúrico do seu Complexo de Nitrocelulose em São Miguel Paulista – SP  no dia 21/05/2018 utilizando um novo conversor catalítico com tecnologia Chemetics empregando pela primeira vez no Brasil o catalisador VK701 com tecnologia Leap 5 da Topsoe. Este catalisador que foi desenvolvido para operar com altas concentrações de SO3 no gás, é ideal para trabalhar no terceiro leito do conversor de plantas dupla absorção ou plantas de sulfonação.

A MB Consultores participou ativamente deste projeto para aumento da capacidade da planta de 770 t/d para 900 t/d na etapa de engenharia conceitual, engenharia básica, detalhamento, assistência a montagem, movimentação de catalisadores Topsoe e posta em marcha junto com a Chemetics. A partida da unidade ocorreu sem problemas, atingindo a capacidade nominal e eficiências contratadas em poucos dias.

As grandes vantagens deste conversor consistem na simplificação do layout com a instalacao do superaquecedor dentro do conversor, sua grande capacidade térmica que permite manter a unidade aquecida por mais de 24 horas, a sua baixa perda de carga e uma distribuição ideal dos gases na entrada e saída dos leitos catalíticos.

Ja a vantagem do catalisador VK701, é reduzir as emissões de SO2 na partida da unidade e na operação normal, comprovada na Nitro Quimica a  marca de 150 ppm de emissão de SO2 com a planta trabalhando a capacidade nominal de 900 t/d.

Este revamp faz parte de um plano de expansão e melhoria da unidade que também prevê a substituição futura do forno de enxofre e dos filtros de enxofre visando aumentar o desempenho da unidade.

Este investimento da Nitro Quimica vem ao encontro da necessidade de reduzir cada vez mais as emissões e tornar a unidade uma referência com o que há de mais atualizado em tecnologia de equipamentos e catalisadores.