Novo conversor da Anglo American Cubatão já está em operação

By março 12, 2014News Sulfuric

Imagem - Copebras - 01

 

 

 

 

 

 

 

A Anglo American Fosfatos, companhia do grupo  Anglo American, colocou em operação na sua unidade DPG localizada no complexo de fertilizantes de Cubatão no dia 06/03/2014 um novo conversor catalítico com tecnologia canadense da  Chemetics. Utilizado pela primeira vez no Brasil , este equipamento de aço inoxidável integra internamente um trocador de calor gás/gás e um superaquecedor de vapor, racionalizando espaço e arranjo de dutos.

A MB_Consultores participou deste projeto na etapa de engenharia conceitual, engenharia básica, detalhamento, assistência a montagem, movimentação de catalisadores Topsoe e posta em marcha junto com a Chemetics.

A partida da unidade ocorreu sem problemas, atingindo a capacidade nominal e eficiências contratadas em poucos dias. As grandes vantagens deste conversor consistem na sua grande capacidade térmica, que permite manter a unidade aquecida por mais de 36 horas, a sua baixa perda de carga e a distribuição ideal dos gases através dos leitos catalíticos.

Este revamp da unidade faz parte de um plano de melhorias da unidade que prevê substituição futura de uma caldeira e implantação de um sistema de geração de energia elétrica para atender as necessidades do complexo.

Imagem - Copebras - 07.jpg